sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Escolha seu barraco

Em meio a tantos escândalos que rondam quase que 24 horas por dia da programação da televisão brasileira, fica difícil escolher o mais preocupante. Lembra daquela gente que dizia que o mundo iria acabar por volta dos anos 2000? Estou começando acreditar nisso.

O povo brasileiro é entre todos o que mais exerce sua fé e o que mais confia em discursos bem elaborados cheios de palavras robustas. E para propagar esses discursos e propagandas (enganosas), estão aí jornalistas recém formados, ou nem isso, que formam opinião em cima de boatos por conta da preguiça que sentem em procurar fatos e realidade.

O crediário e a facilidade de compra oferecem a qualquer um que possui o mínimo necessário para sobreviver, fontes de informação rápidas como a televisão. Pessoas que moram em barracos de tábuas possuem na sala, também usada como cozinha/quarto/lavanderia/banheiro, uma televisão sempre ligada. As famílias na maioria das vezes não têm um colchão descente para descansar, entretanto o aparelho está lá, ao centro, brilhante, grande, tela plana, como se fosse a estrela da casa, mais importante até do que um prato de carne em cima da mesa. Mas então podem pensar, "é bom que os pobres possam se informar de alguma maneira mesmo que não seja por um meio imparcial". E eu me pergunto, informação sobre o que? Sobre a celebridade do momento?

É nessa hora que chega um jornalista "bem" intencionado, trazendo a família desaparecida de alguém que está dentro do um reality show fazendo absolutamente nada, enquanto o povo do lado de fora da tevê que também não faz nada se emociona com a estória de vida do sujeito, justamente para esquecer sua própria estória tão sofrida quanto. Ainda tem a apelação dos "apresentadores" para tentar tirar uma lágrima da celebridade que se intitula o cara mais feliz do mundo. E fica evidente a falta de respeito com o homem que só quer esquecer o passado, quando os apresentadores insistem em lembrá-lo do sofrimento que já passou na vida sendo mendigo ou o que quer que ele tenha sido.

O dono desta mesma emissora que quer extrair o choro de alguém feliz, por sua vez também quer tirar tudo de pessoas que erraram em uma coisa: ter fé demais.

Imagino eu a cabeça de alguém que se encontra desempregado, sem dinheiro e busca um local onde um homem de terno e gravata fala sobre Deus como se estivesse ouvindo o Próprio. As palavras do bispo soam divinas ao ouvido deste ser totalmente desenganado da vida, desesperado e aflito. Os fiéis são quase que coagidos a contribuir muitas vezes com o que nem têm. Em meio a tantos dízimos, até sua dignidade é doada em troca da benção de Deus. Mas dignidade o Bispo dispensa, afinal só dá pra mandar pros paraísos fiscais bens materiais e dinheiro, muito dinheiro.

Falando em dinheiro, também tem outros engravatados por ai que tiram proveito do povo e que já é de conhecimento geral. Os senhores e senhoras do senado que não ficam atrás de nenhum bispo cara de pau e muito menos de um doutor que faz pessoas com dinheiro engravidarem. alguém esqueceu de avisar a este médico que suas pacientes querem engravidar através se inseminação artificial e não pelos meios tradicionais descritos na bíblia. Voltando a falar dos governantes, nem sei mais se acredito que nem todos são farinha do mesmo saco. Esses homens e mulheres estão lá porque nós temos o poder de colocá-los lá, e se eles nos roubam e não fazem o papel para o qual foram destinados, nós temos a obrigação de tirá-los de lá e colocá-los nos seus devidos lugares. O que precisamos agora é não seguir o exemplo da classe dos governantes e nos unir, tirar a bunda do sofá e ir atrás dos nossos direitos. Parece bem clichê, mas enquanto não conquistarmos o que merecemos, os clichês vão continuar a solta e a impunidade vai continuar reinando.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo carloxa, as pessoas acreditam demais, confiam demais e principalmente o povo brasileiro. Existe algo q deveria andar sempre conosco q é a desconfiança, sabemos q antes de confiar plenamente devemos estudar a pessoa e saber de seus interesses. É duro você ver uma pessoa que já está passando por dificuldades ser levada a doar uma grande quantia em troca de um milagre, Deus não precisa do nosso dinheiro!!! Nunca precisará !!! O povo precisa acordar, pesquisar, estudar, as atitudes dos senados e de alguns "pastores' q dizem que para conseguir um lugar no céu é necessário uma quantia salgada de dólares.

    Parabéns pela sua consciência, friendd!!! Continue sempre assim!! Te admiro...


    bjoooooo

    ResponderExcluir
  2. e se a record te chamasse pra trabalhar por lá, oque farias?

    ResponderExcluir
  3. iria oras, tendo consciência e não me deixando corromper.

    ResponderExcluir